sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

OLÉ !!! VIVA A ENFERMAGEM ESPAÑOLA

Caros colegas,
Ainda a nossa Enfermagem vai no adro, já "nuestros hermanos" aqui ao lado vão no altar...!
Foi com satisfação que li que o Conselho Geral de Enfermagem de Espanha (Órgão regulador da Enfermagem em Espanha), iniciou um debate público com o Presidente do Conselho Geral dos Médicos Espanhóis (corresponde ao Bastonário da Ordem dos Médicos), para justificar a razão pela qual defendem a alteração à "Lei do medicamento", tornando legal a prescrição de cerca de 200 medicamentos por parte dos Enfermeiros espanhóis.
Para quem não sabe a "Lei do Medicamento" foi criada em Espanha em 2006, na qual os Enfermeiros não foram autorizados a prescrever medicamentos e outros produtos clínicos, previamente autorizados e protocolados. Logo se levantou um problema que se caracteriza pelo facto de diariamente os Enfermeiros administrarem vacinas, fazerem pensos com autonomia, administrar medicamentos para tratamento de doenças crónicas em Cuidados Paliativos, sem prescrição médica,mas que ao abrigo da nova lei estariam a incorrer numa infracção grave. Só agora em 2008 o Ministério da Saúde Espanhol se demonstrou mais aberto a encontrar uma solução para reverter a situação, mas após os cerca dos 240.000 Enfermeiros Espanhóis terem ameaçado parar todo o Sistema Nacional de Saúde e Privados, ao não continuarem a assumir tal procedimento ilegal. Isso seria altamente lesivo para toda a saúde em Espanha - Estão a ver o tal poder que em nós existe mas ninguém acredita!?
É claro que há várias tentativas por diversos grupos de Médicos para que tal não aconteça.

Podem ver o projecto apresentado pelos Enfermeiros para a alteração de lei neste blog espanhol:
ENFERMERIA AVANZADA

Meus caros, estes senhores aqui ao nosso lado estão lutando com um órgão que lhes dá força e que mobiliza toda a classe. ALGUM DIA VEREMOS ISSO CÁ??
A REVOLTA EM ESPANHA JÁ ESTÁ A ACONTECER !!