domingo, 27 de janeiro de 2008

E VÊEM MAIS 4 ....

Bom, não há volta a dar e o que é legítimo é irreversível. Foi ontem à tarde a tomada de posse da nossa Bastonária para o novo mandato até 2011. Foi acompanhada por 500 Enfermeiros, a Sra.Enfª Alves de Brito (ao estilo antigo não apresenta o nome próprio!) e a "honrosa" presença do Secretário de Estado da Saúde o Dr. Francisco Ramos. Quem presenciou refere que foi uma bonita cerimónia e que a sala estava bem decorada.

O seu discurso demonstra uma aparente vontade de mudar a sua clássica postura discreta. Denuncia: (...)o país em que vivemos tem um dos mais elevados níveis de formação em Enfermagem. Contudo, desperdiça esse investimento quando se dá ao luxo de permitir que os jovens não tenham as condições necessárias para poder aceder à actividade profissional. O Estado coloca-os à mercê de um mercado que os explora e que não permite o aprofundamento das competências que adquiriram no seu percurso académico.(...). Colocando a culpa no estado e nas Administrações dirigidas pelos "tubarões" da saúde pública e privada(que se conhecem bem e até trocam de lugares), parece querer desresponsabilizar a própria Ordem dos Enfermeiros.

Depois diz: (...)Afirmarei sempre que a Ordem e os enfermeiros, como sempre o demonstraram, estão disponíveis e desejam participar de forma activa em todas as transformações no nosso Sistema de Saúde(...). SEMPRE O DEMONSTRARAM ?! ONDE??

Veio depois o discurso anticapitalista, alertando para o inexistente SNS Americano: (...) o Sistema de Saúde Português não pode assentar no desmantelamento e desregulação do SNS, sob pena de vermos alargada a franja de portugueses que serão excluídos do acesso aos cuidados, à semelhança do que se passa com o povo americano(...). Mas eles podem obtar por não descontar para o SNS e aplicar esse dinheiro em Seguros de Saúde (pelo menos a grande maioria). NESTE PONTO CONCORDO CONSIGO.

Após falar sobre o (in)compreensível desemprego nos Enfermeiros, não menciona se vai continuar a permitir a formação de "fornadas" de novos Enfermeiros, referindo apenas que se vão desenvolver os tais sistemas de admissão à Ordem, talvez na esperança de assim controlar o excesso de profissionais.

Por fim toca numa das mais criticadas áreas da sua gestão da Ordem: A FALTA DE VISIBILIDADE DA ORDEM. Assim diz: (...)Queremos uma Ordem proactiva, dinâmica, com capacidade de ouvir e de ser escutada, e de cada vez mais intervir nas políticas de saúde do nosso país.
...E começou bem, pois a seguir à tomada de posse foi ao programa "Jornal das 7" da SIC Notícias. Nessa entrevista (não consegui o link para acederem) utilizou sempre exemplos para conseguir passar a sua resposta. Mas demonstrou mestria quando se esquivou a responder à questão provocatória do triste jornalista, a respeito de os Enfermeiros practicarem actos médicos.

Espero que os próximos 4 anos sejam de TODOS os Enfermeiros e não só da Sra. Bastonária.
Note-se que não votei na sra. mas os restantes candidatos também não eram de grande "casta", permitam-me a referência vinícola.

A VER VAMOS....A REVOLTA ESTARÁ ATENTA !

FOTO:Ordem dos Enfermeiros