segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

AESOP no Expresso

Os Enfermeiros Perioperatórios comemoraram o seu Dia Europeu no passado dia 15. Estes profissionais têm estado organizados e dinamizados pela Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações de Portugal (AESOP). Esta organização que já conta mais de 20 anos tem defendido e difundido a Enfermagem Perioperatória em Portugal. É um bom exemplo de organização pois tem publicações periódicas, promove formação aos Enfermeiros, interage com organizações congéneres estrangeiras e tem também um concurso para um prémio anual na área perioperatória.

Na última edição do Jornal Expresso tiveram uma notícia de destaque no suplemento Emprego. Nesta notícia fica evidente a denuncia da falta de condições de trabalho e da segurança nos blocos operatórios em Portugal. Também vem explicito a eterna questão da falta de Enfermeiros na área, cerca de 2 mil a nível nacional, mas não me parece que as administrações façam alguma alteração nas equipas!
Têm tentado, desde há 20 anos, especializar a sua actuação e criar uma nova especialidade na Enfermagem Portuguesa, como já existe noutros países europeus. Parece que a Ordem dos Enfermeiros já está a avaliar a questão mas só promete decisões para daqui a 2 anos, altura em que talvez fique resolvido de vez, o novo modelo da certificação de competências de especialidades em Enfermagem.

Parabéns e continuem o bom trabalho!

FOTO: Jornal Expresso