sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O DIA EM QUE OS CENTROS DE SAÚDE MORRERAM...


Hoje os Centros de Saúde morreram!!
Toda a estrutura de funcionamento foi alterada pelo Decreto Lei publicado hoje: Decreto-Lei n.º 28/2008 de 22 de Fevereiro. O pai deste Decreto foi o Sr. Dr. Luís Pisco, ex-Director do Instituto da Qualidade da Saúde, encarregado pela Unidade de Missão para os Cuidados de Saúde Primários. Este senhor é médico e já anteriormente tinha anunciado a sua missão "de morte" em 17 de janeiro de 2007 à sua Ordem.
Esta reorganização é caracterizada pela enorme árvore hierárquica. Ela tem: Presidente da Direcção da ARS, Director Executivo do agrupamento, Presidente do Conselho Clínico, Vogais do Conselho Clínico e Coordenadores das Unidades Funcionais. É neste último grupo que encontramos um Enfermeiro a quem foi dado uma esmola de coordenar a Unidade de Cuidados na Comunidade. A figura de Supervisor e Enfº Director desaparece e não dão hipótese de estar em nenhum dos cargos acima dos Coordenadores das Unidades Funcionais, pois esses lugares estão destinados a MÉDICOS!!
A grande agravante é o facto de o SEP ter andado pelo país fora a informar e a mobilizar os Enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários, mas mais uma vez a lei saiu cá para fora sem nínguem fazer nada. O SEP ficou zangado e emitiu uma nota de imprensa. Sei que o SEP sozinho não faz nada mas a passividade que os colegas demonstraram, revela que algo vai mal. Ou somos autistas ou andamos a brincar com o nosso futuro!! Já não bastam os incentivos das USFs, e agora ainda vem mais isto??
Os Enfermeiro perderam mais uma forma de demonstrarem poder decisional. De mostrar quem é que sabe gerir os recursos da comunidade e os meios para proporcionar os adquados cuidados comunitários à população. É um triste dia para todos nós...!!