quinta-feira, 31 de julho de 2008

PROFISSÃO EM VIAS DE EXTINÇÃO ...


Nestes últimos dias temos assistido a mais um episódio de acontecimentos reveladores de que uma "Morte Lenta" da Enfermagem está a acontecer. A acontecer bem debaixo dos nossos olhos e ninguém mexe uma palha!!
Já não basta o silêncio ensurdecedor por parte do Ministério face à negociação da carreira, a nega da Ministra face às alterações dos estatutos da Ordem, quando ontem foi noticiado mais uma afronta: Enfermeiros sem hipótese de exclusividade no SNS

ISTO É QUE É TER TOMATES!!! Ganda Ministra. Nem medo dos Enfermeiros (acho que já ninguém tem receio destes) nem dos médicos! Os médicos por um lado dizem não há médicos suficientes para separam privados do SNS. O Bastonário dos médicos alerta para não abrirem mais cursos de medicina (como o da Universidade do Algarve) devido ao risco que ficarmos com médicos a mais!!?? ENTENDAM-SE POR FAVOR!! O que eu sei é que um dos srs Drs de um dos sindicatos médicos disse que se a Ministra dividisse os médicos do privado do SNS, iriam ter que disponibilizar muito dinheiro para pagam as contrapartidas que seriam exigidas! ISTO SIM É PODER NEGOCIAL!!

Face a todo este cenário parece-me que ou é agora ou nunca!!
Está na hora de mostrar o poder de parar a saúde em Portugal!! Enquanto ainda é possível (acredito que sim)!! Deixemos-nos de passeios de bicicletas, de mini concentrações em frente ao ministério, VAMOS PARAR TUDO !! Mas não são dois turno num dia, vamos parar uma semana ou duas, doa a quem doer!!

Uma coisa é certa, se não for agora corremos o risco de chegar à EXTINÇÃO COMO PROFISSÃO...

...e já agora, acho que ainda há conselhos neste país que ainda não têm uma escola de Enfermagem. Do que estão há espera??