quinta-feira, 20 de março de 2008

Finalmente esperança para fechar o portão!

Finalmente poderá haver alguma esperança face ao exponencial número de Escolas Superiores de Enfermagem e seus irresponsáveis números de admissões. No site da Ordem dos Enfermeiros está anunciada uma audiência com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superor no próximo dia 24 de março.
Talvez a Sra. Bastonária finalmente tenha tomado consciência que qulaquer dia, em termos económicos, mais vale lavar escadas do que ser Enfermeiro!
Ordem de trabalhos:
- A adequação do Ensino Superior ao Processo de Bolonha e as suas implicações no ensino de Enfermagem;
- A necessidade de reorganizar a oferta formativa em Enfermagem.

Vamos ver se estará a nossa Bastonária à altura de nos defender e marcar uma posição firme.

PARTOS NA ESTRADA

Com a reestruturação das urgências instituídas pelo nosso governo e consequentes encerramentos de Blocos de Parto em alguns Hospitais, os partos assistidos por bombeiros têm aumentado.
O Sindicato dos Enfermeiros ontem denunciou que no programa do Encontro Nacional dos Bombeiros no Fórum da Maia irão ser ministrados cursos de partos Eutócicos para bombeiros!!

PIOR, são Enfermeiros Especialistas que estão colaborando como formadores! Médicos com a colaboração da Faculdade de Medicina são os grandes impulsionadores desta formação, que não prima pelo número de horas das aulas teóricas e prácticas. Vão practicar em bonecas e aprender reanimação de recém-nascidos.
Já não basta a colaboração de Enfermeiros a formar ajudantes de farmácia a administrar injectáveis? Enfermeiros a delegar em Auxiliares de Acção Médica? Fisioterapeutas a preparar grávidas para partos? Médicos a achar que lhes tiramos oportunidades de emprego?
Quero ajudar, assim como outros Blogs a denunciar estes Enfermeiros que contribuem para a desvirtualização da nossa área de competências!

O que dirão os Enfermeiro Obstetras? O que irá a Ordem dos Enfermeiros fazer face a esta intromissão? Um Enfermeiro demora 1 ano e meio a ficar apto para fazer partos, um bombeiro vai ficar apto em algumas horas ?? Onde fica a segurança destas grávidas e seus bébés? Vamos passar a ter "Bancas de Partos" em quartéis de bombeiros ou à beira da estrada?

Será que culpa é dos Bombeiros ou que querem mesmo assumir essa responsabilidade? Ou será do Ministério que fecha Blocos de Partos sem assegurar alternativas viáveis e seguras? Ou ainda falta de protagonismo por parte de alguns Enfermeiros que não medem as consequências a longo prazo?

E ainda há quem diga que não temos razão para nos mobilizar ??