sábado, 2 de fevereiro de 2008

Enfermagem para burros.


Há muito que queria escrever algo sobre a (In)volução natural da Enfermagem. Desculpem a minha habitual ironia!
Com o progresso académico e cientifico da Enfermagem nacional, chegámos ao apogeu desta área cientifica/ artística: A Enfermagem Veterinária!
Penso que a nível nacional foi das mais brilhantes descobertas científicas das últimas décadas, digna de Prémio Nobel!

A Enfermagem, dita Humana( se é que existe!?), demorou décadas a atingir um nível de autonomia académica/ científica ao nível da Licenciatura/Mestrado/Doutoramento. A Nova Enfermagem Veterinária nasceu no Politécnico de Portalegre e logo Bacharel em 2005! Agora já é Licenciatura (3 anos) e adequado ao Processo de Bolonha! BRAVO! Isto é que é poder académico!

Meus amigos, será esta a Caixa de Pandora da Enfermagem nacional? Será esta e solução para combater o crescente desemprego/ Dumpping da Enfermagem? Será que existe uma Enfermagem Veterinária ou a questão do chavão do Ser Bio-Psico-Social poderá ser aplicado aos outros animais não-Humanos?

Bem sei que a Ordem dos Enfermeiros se opôs a este nome e comunicou (e mais nada fez) ao Ministério da Ciência e Ensino Superior para não permitir tal nome para o curso.

Como podem constatar no link do Politécnico, nas competências vem descrito: "A formação a ministrar permitirá formar o profissional que na verdadeira acepção da palavra seja um auxiliar/assistente do médico veterinário nas suas tarefas profissionais." (...) "permitem que este profissional esteja apto a assistir o médico veterinário nas mais variadas situações clínicas" (...) "desempenho das funções de Auxiliar de Inspecção Sanitária." (...) " Os licenciados em Enfermagem Veterinária (ou simplesmente “Enfermeiros Veterinários”) terão lugar em todas as empresas, organizações e entidades onde haja médicos veterinários que necessitem de assistentes ou auxiliares para a realização da sua actividade profissional." Caramba!! Afinal o termo chave é: AUXILIAR DO VETERINÁRIO!!

Centros de Ensino onde ministram estas Licenciaturas: Politécnico de Portalegre e Politécnico de Viseu

Não quero descorar os conhecimentos adquiridos por este futuros profissionais, nem as suas competências, mas de Enfermagem nada têem! Por favor, pela nossa dignidade( que já é pouca), e pela vossa autonomia mudem o nome ao curso! Estão a ser enganados por instituições de ensino que criam cursos novos para obterem mais financiamentos anuais. As aulas até são dadas por Médicos Veterinários e não por Enfermeiros como vos querem chamar.

Sabem o que mais me preocupa? É serem Politécnicos Públicos a ministrar estes cursos! E até já há estudantes de Enfermagem "Humana" a pedir transferência para estes cursos de auxiliares veterinários na esperança de conseguirem um emprego quando acabarem o curso.

Mais uma vez a REVOLTA apela à Ordem dos Enfermeiros para colocar em práctica as próprias palavras da sra. Bastonária na sua tomada de posse: "(...) O desígnio que foi conferido à profissão não permite que nos entendamos fora da responsabilidade global dos cuidados de saúde. Por todos é reconhecido, em tese, que os enfermeiros e os cuidados de Enfermagem são um importante pilar das organizações prestadoras de cuidados e que na cadeia da sua produção são imprescindíveis e insubstituíveis.(...)"