sábado, 2 de fevereiro de 2008

Enfermagem para burros.


Há muito que queria escrever algo sobre a (In)volução natural da Enfermagem. Desculpem a minha habitual ironia!
Com o progresso académico e cientifico da Enfermagem nacional, chegámos ao apogeu desta área cientifica/ artística: A Enfermagem Veterinária!
Penso que a nível nacional foi das mais brilhantes descobertas científicas das últimas décadas, digna de Prémio Nobel!

A Enfermagem, dita Humana( se é que existe!?), demorou décadas a atingir um nível de autonomia académica/ científica ao nível da Licenciatura/Mestrado/Doutoramento. A Nova Enfermagem Veterinária nasceu no Politécnico de Portalegre e logo Bacharel em 2005! Agora já é Licenciatura (3 anos) e adequado ao Processo de Bolonha! BRAVO! Isto é que é poder académico!

Meus amigos, será esta a Caixa de Pandora da Enfermagem nacional? Será esta e solução para combater o crescente desemprego/ Dumpping da Enfermagem? Será que existe uma Enfermagem Veterinária ou a questão do chavão do Ser Bio-Psico-Social poderá ser aplicado aos outros animais não-Humanos?

Bem sei que a Ordem dos Enfermeiros se opôs a este nome e comunicou (e mais nada fez) ao Ministério da Ciência e Ensino Superior para não permitir tal nome para o curso.

Como podem constatar no link do Politécnico, nas competências vem descrito: "A formação a ministrar permitirá formar o profissional que na verdadeira acepção da palavra seja um auxiliar/assistente do médico veterinário nas suas tarefas profissionais." (...) "permitem que este profissional esteja apto a assistir o médico veterinário nas mais variadas situações clínicas" (...) "desempenho das funções de Auxiliar de Inspecção Sanitária." (...) " Os licenciados em Enfermagem Veterinária (ou simplesmente “Enfermeiros Veterinários”) terão lugar em todas as empresas, organizações e entidades onde haja médicos veterinários que necessitem de assistentes ou auxiliares para a realização da sua actividade profissional." Caramba!! Afinal o termo chave é: AUXILIAR DO VETERINÁRIO!!

Centros de Ensino onde ministram estas Licenciaturas: Politécnico de Portalegre e Politécnico de Viseu

Não quero descorar os conhecimentos adquiridos por este futuros profissionais, nem as suas competências, mas de Enfermagem nada têem! Por favor, pela nossa dignidade( que já é pouca), e pela vossa autonomia mudem o nome ao curso! Estão a ser enganados por instituições de ensino que criam cursos novos para obterem mais financiamentos anuais. As aulas até são dadas por Médicos Veterinários e não por Enfermeiros como vos querem chamar.

Sabem o que mais me preocupa? É serem Politécnicos Públicos a ministrar estes cursos! E até já há estudantes de Enfermagem "Humana" a pedir transferência para estes cursos de auxiliares veterinários na esperança de conseguirem um emprego quando acabarem o curso.

Mais uma vez a REVOLTA apela à Ordem dos Enfermeiros para colocar em práctica as próprias palavras da sra. Bastonária na sua tomada de posse: "(...) O desígnio que foi conferido à profissão não permite que nos entendamos fora da responsabilidade global dos cuidados de saúde. Por todos é reconhecido, em tese, que os enfermeiros e os cuidados de Enfermagem são um importante pilar das organizações prestadoras de cuidados e que na cadeia da sua produção são imprescindíveis e insubstituíveis.(...)"

45 comentários:

Anónimo disse...

Ja sou profissional ha 30 anos e nao vejo mal nenhum que tenham a designacao de Enfermeiros Veterinarios.Se existem os Medicos Veterinarios,os Medicos nao sao desprestigiados.Ha pessoas que dizem mal de tudo e de todos.Sera revolta interior por estarem vivos?

Anónimo disse...

Existem burros (animais) com mais diginidade que muitas pessoas ,algumas delas consideradas importantes,,,

A REVOLTA disse...

Ao anónimo das 21:51

Os Médicos veterinários teêm a sua autonomia científica e a sua área de actuação delimitada graças à sua conquista científica ao longo dos anos. Não me parece ser o caso da "Enfermagem" Veterinária. Leia as cadeiras que contempla e reveija-se na Enfermagem que diz practicar há 30 anos.
É um curso criado por Veterinários para Veterinários!
Quanto à REVOLTA é para todos os que se reveêm nela.

Doutor Enfermeiro disse...

Enfermagem implica o ser humano, logo o termo não é adequado.
A OE bem falou na devida altura, mas, ninguém ouviu...

SM disse...

Recordo-me de no ano em que este curso abriu ter feito um trabalho de reflexão para a disciplina de ética exactamente sobre afinal qual é a definição de enfermagem? Como diz o colega doutor enfermeiro a definição de enfermagem leva-nos ao ser humano e não aos seres vivos na generalidade.

Unknown disse...

Parabéns pelo blogue e pelo apurado sentido de oportunidade.
Aproveito para lhe dizer que o acrescentei À minha lista favorita de blogs em saudeeportugal.blogspot.com

Desassossego disse...

A OE pode ser protestado, mas não o suficiente e devia ter mantido o protesto, mas a desiganção tinha/tem de ser outra, basta saber, como diz o DR, a definição de enfermagem. Parece que tudo é possível na enfermagem... A prostração e passividade da OE é imensa...

Anónimo disse...

Acho muito mau mesmo...que critiquem o facto do curso que eu frequento por estar designado como "Enfermagem Veterinária"..e ao contrario do que está no post um Enfermeiro é uma pessoa que trata de doentes em hospitais ou em domicilios...por acaso diz que trata de pessoas?? não...logo se um animal pode adoecer...também pode ser considerado um doente, certo??

Acho que antes de criticarem este curso..deviam primeiro ver o conteudo dele.

Podiamos chamar auxilires de medicos..so que grande parte dos auxiliares dos medicos veterinários não tÊm os conhecimentos que nós temos..por isso o correto e a justiça é sermos "ENFERMEIROS VETERINÁRIOS"

bj

Anónimo disse...

e além disso..eu estudo num politecnico. não me digas que te achas mais inteligente ou com a capacidade de ser melhor do que eu só porque andas-te numa universidade??

tenho aulas com medicos veterináros e engenheiros...estão a trabalhar num politecnico ... então se axas que é mau o facto do curso tar num politecnico tas tambem a insinuar que o curso é mal dado...logo tas a criticar pessoas que tiraram curso numa universidade...então indirectamente a criticar as UNI em geral e os formados que de lá sairam e tas a criicar a ti....

sabe so que é o respeito?? é algo muito bom e que eu gosto para mim e para os outros...mas pelos visto..é algo que te falta!

Unknown disse...

Enfermagem é a actividade de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção e proteção da saúde e prevenção e recuperação de doenças


Ser Humano....
Ser Humano...
Ser Humano....
Ser Humano...
Ser Humano....
Ser Humano...

Anónimo disse...

Encontrei este blog por mero acaso e queria desde já também deixar aqui o meu comentário. Sou estudante de enfermagem veterinária no IP de Castelo Branco, um dos 4 e não 2 IP's que leccionam este curso. Creio que o facto de existir uma enorme polémica à volta do nome do curso ou mesmo dos profissionais que o tiraram é simplesmente fútil, arrogante e totalmente desnecessária. E isto porquê? Porque Enfermagem é simplesmente um nome, um termo que foi escolhido por alguém para designar uma actividade de apoio a médicos, com alguns conhecimentos na área, para que houvesse um apoio mais científico e que na altura aplicava-se simplesmente a humanos, visto a medicina veterinária ter aparecido à relativamente poucos anos. Acho mesmo uma total incoerência da parte da OE criticar esse mesmo nome relativamente aos EV's. Sendo assim, porque não chamar aos enfermeiros (da medicina humana) ajudantes ou técnicos? Porque iriam ficar revoltados e porque esses mesmos nomes não se adequariam a tais pessoas com carteira profissional e diploma do ensino superior... Sendo assim termino dizendo que ENFERMAGEM VETERINÁRIA será o nome mais que natural para o meu curso, visto estarmos a evoluir e visto que o nome é implementado em vários países bem mais desenvolvidos que o nosso sem contestação por parte dos homólogos portugueses na área da enfermagem humana

Anónimo disse...

Pois..até agora a espeficidade podia ser cuidar de seres Humanos (apesar que continuo a dizer que enfermagem sinifica cuidar de doentes)mas de alguns anos para tras (aqui em Portugal, porque nalguns países da europa já é uma area desenvolvida)começou também a ser aplicada aos animais. No vosso ponto de vista, ntão os medicos veterinários deviam também mudar de nomes não??

uma simples questão:

o vosso desprezo pelo nosso curso é apenas pelo nome??

Unknown disse...

Em primeiro lugar parabéns pelo blog. Concordo com o que foi dito, pelo menos as afirmações mais assertivas.

A questão é o que fazemos ? E o que se pode fazer ?

Anónimo disse...

Olá! Sou aluna do 2º ano do curso de Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária de Elvas, que mais propriamente, faz parte do Instituto Politecnico de Portalegre. Só quem desconhece o profissionalismo dos docentes da nossa escola, a qualidade do conteúdo das cadeiras leccionadas bem como a componente prática e a pertinêcia do curso, pode fazer tal observação. Para quem não sabe, a palavra enfermagem significa: tratamento dos enfermos; função do enfermeiro. Ora tal designação aplica-se tanto ao tratamento de animais, como de humanos, desde que estejam doentes.... podem ser-lhes prestados cuidados de enfermagem! Para além disso, as funções de um enfemeiro veterinário assemelham-se em tudo às de um enfermeiro humano, com a diferença da prestação de cuidados ser feita a animais...Não percebo a sua falta de simpatia pela designação do curso, uma vez que acho que é, no meu ponto de vista, bastante apropriada! Para além disso concordo com o comentário da Rita: auxiliares e enfermeiros são coisas muito distintas, não menosprezando o trablho dos auxiliares. Penso que nós, (futura, no meu caso) enfermeiros veterinários estaremos muito mais aptos a auxiliar um médico veterinário (em analogia com aquilo que faz um enfermeiro humano quando auxilia um médico) uma vez que são muito mais vastos os nossos conhecimentos, não só baseados em conhecimentos empíricos como no caso dos que os auxiliares adquirem (por repetição das tarefas que lhes são atribuídas). Pensemos na analogia: seria lógico um auxiliar de acção hospitalar assistir e auxiliar um médico? Tal também se aplica aos auxiliares veterinários.... Acho totalmente descabido esse "odiozinho" aos enfermeiros veterinários, uma vez que não tiramos emprego aos enfermeiros humanos, que têm todo o mérito na sua área de formação, tal como nós na nossa... Cada macaco... no seu galho!

Anónimo disse...

Pois...colega sandra..se há alguém que pode sair prejudicado com o funcionamento do nosso curso são os auxiliares..não os enfermeiros, porque não lhe vamos roubar o lugar, capacidades até temos, mas se estivessemos interessados nessa area, teriamos optado por ela logo no inicio!

Bem..estão preocupados a atacar um curso, enquanto fecham mais clinicas etc etc..enganaram-se no alvo já repararam??

Anónimo disse...

Bom dia a todos!
Este meu comentario é mais espeficamente dirigido as pessoas que têm demonstrado comentarios negativos em relação ao Curso de Enfermagem Veterinaria.
Antes de mais, eu sou ENFERMEIRO VETERINARIO LICENCIADO E COM MUITO ORGULHO DA PROFISSAO QUE DESEMPENHO. Reparei que por varias vezes esta mencionada a designação de Enfermagem segundo a etiologia da palavra. Muito sinceramente acho isso muito retrogrado, pois sao mentes que ainda pensam assim que nao deixam este país avançar mais alem.
Para que fiquem mais esclarecidos, Enf Vet ja existe a mais de 30 anos por esse mundo fora. Sim porque, os outros países sao muito mais avançados do que nós, e as pessoas desses mesmos países são muito mais avançadas e de mentes abertas.......
Eu estive nos EUA em Enf Vet e nunca, mas nunca vi nenhum comentario desagradavel em relação ao curso! e querem saber pq? Porque é uma profissao que tem um grande valor, visto que um medico veterinario nao faz nada sem o enfermeiro....
Ag só pra relembrar um pouco da historia antiga (sim pq ja é mto antiga): voces (ENFERMAGEM HUMANA) tb nao têm mais do que 40 anos de profissao reconhecida porque, tb como nós, voces começaram por ser denominados auxiliares medicos! Atao por que razao axam que deveriamos de ser denominados de Auxiliares veterinarios qdo eles ja existem? Nao temos direito de evoluir e levar a area mais alem ?
Ainda nao percebi bem o ponto da questao que voces tanto teimam em querer discutir e atacar!!! Talvez voces pensem em longo prazo enveredar para os animais... kem sabe um dia nao é???????

Eu só acho que deviam de parar de se atacarem uns aos outros e darem o vosso melhor na vossa profissao, assim como nós na nossa. É que sao duas areas de actuação completamente diferentes, tendo apenas em comum o nome inicial de Enfermagem. Porque do meu ponto de vista, enfermagem nao deve ser restrito ao SER HUMANO, mas alargado a qquer especie animal que necessite dela!

Anónimo disse...

apenas para dizer, que temos capacidades e associações que nos apoiam.
.enfermeiro é enfermeiro independentemente do ser vivo que se cuida.
os medicos veterinario apoiam, os enfermeiros descordam, mas qual é a ligação???

leiam a revista veterinaria actual de setembro, verifiquem

Anónimo disse...

São os unicos q tem obrigatoriamente de dar banho ao cão!

Anónimo disse...

as vezes fico impressionada com a falta de caracter das pessoas...
quem gosta, cuida independentemente de ser animal ou ser humano. se bem que segundo a minha formaçao catolica perante deus nao ha essa diferenciaçao. estas pessoas que se acham mais do que nos ENFERMEIROS VETERINARIOS, nem de pessoas devem saber cuidar, se calhar teoricamente ate sao umas optimas profissionais mas em termos de sentimentos aposto que nao sao nada.... se bem que tenho muitos amigos enfermeiros humanos que vêm com muitos bons olhos o meu curdo. por isso deixem de ser pessoas pequenas e mostrem que sao e que podem ter respeito pelos outros.

Anónimo disse...

Enfim. É por estas e por outras que Portugal não avança.
Deixem de se preocupar com os títulos que são atribuídos a determinadas profissões e preocupem-se em fazer um bom trabalho na vossa área.
São áreas completamente diferentes em que a única semelhança é o nome.. Se ficam tão incomodados com isso problema vosso.

Não percam o vosso tempo a criticar os outros e deixem as pessoas fazerem o seu trabalho.

Anónimo disse...

Sempre adorei animais e sempre sonhei em ser veterinária; no entanto, não tive média para entrar nesse curso e a minha vida tomou um rumo totalmente diferente. Tenho agora 29 anos e já tenho uma licenciatura numa área das ciências sociais. Foi por estar infeliz com a minha actual profissão que há procura na net a existência de oferta de trabalho com animais e deparei-me com a existência do curso de enfermagem veterinária que desconhecia totalmente: logo me decidi em concorrer e apostar em retomar um sonho que deixei para trás há muito - o trabalho com animais.
Quando soube da existência do curso percebi logo PELO NOME do que se tratava e acho que FAZ TODO O SENTIDO. Aliás acho que serei mais feliz a desempenhar essa função do que méd. vet. E ao consultar o programa do curso AINDA FIQUEI MAIS CONVENCIDA!
Sinceramente, só neste país alguém se lembraria de fazer um post como este e pôr em causa o nome de um curso que é mais que justo!
Por haver pessoas assim é que eu prefiro trabalhar com animais!

Anónimo disse...

Boas!!

Sou estudante de enfermagem veterinária e não concordo com tal revolta.
Os animais não são dignos de ter cuidados médicos??
Se há médicos,enfermeiros e auxiliares, porque raio para os animais não pode haver médico veterinário,enfermeiro veterinário e auxiliar de veterinária ??

Porque é que nós haveríamos de nos chamar auxiliares se não são essas as nossas competências??

Porque é que vocês não se chamam também auxiliares então??

Deixem-se de elitismos porra!!

Anónimo disse...

boa noite

daqui a alguns meses serei Recem Licenciada do curso de Enfermagem Veterinaria. encontrei este blog por acaso e decidi deixar aqui a ,imha opiniao.
Existem pessoas completamente retrogradas, que nao evoluem, vivem no seu mundinho... nao entendo qual o mal do nome do nosso curso, se, apenas para dar um exemplo, em inglaterra o curso ja existe a mais de 30 anos com o nome de VET NURSE!!! Nao entendo o porque de voces, enfermeiros, estao tao revoltados com o nome do nosso curso... enfermagem e a prestaçao de cuidados, pura e simplesmente isso!!! Se a AE nao conseguiu ir para a frente com as suas "reclamaçoezitas" por algum motivo foi! Deixem de dar tanta importancia a um curso que nao vos diz respeito.....

Enfermagem Veterinária disse...

Nossa!!!!!

Antes de comentar deixe eu me apresentar, Meu nome é Francisco Almeida sou graduado Tecnólogo em Radiologia, Pós graduado em MBa em serviços de saúde e Pós graduando em Radioterapia. Possuo curso Técnico em enfermagem e pós Técnico em cuidados intensivos adulto.
Eu atuo também como enfermeiro veterinário e me orgulho muito. Pelo que notei este cidadão que menosprezou essa função deve ter algum problema profissional ou até mesmo pessoal. Eu atuei 2 anos com seres humanos na área de enfermagem, e acredite na veterinária o prazer de receber uma lambida após a melhora de uma internação, não a nada igual.
Acredito que ao invés de criticar, este cidadão deveria se preocupar com sua profissão e deixar a profissão das outras pessoas em paz.
No meu modo de pensar Enfermagem não é um curso nada extraordinário, para criticar de maneira agressiva outras profissões.
Vou te dar uma dica! Pare e reflita antes de dizer absurdos!
Atenciosamente.

Anónimo disse...

Eu sou uma ENFERMEIRA VETERINÁRIA e acho ridículo o texto que colocou no seu blogue! no meu grupo de amigos tenho cerca de 6 enfermeiras! e nada criticam sobre o meu curso, é por pessoas retrogradas como o senhor que o pais está como está!
Enfim!

Anónimo disse...

Enfermeiro veterinário é uma profissao já regulamentada e reconhecida há muito em vários países e para que conste em nada afecta a profissão de enfermeiro, pelo que não percebo uma crítica a algo com o qual não compete. Penso que se aqui está em causa um problema da palavra "Enfermeiro" então deixe me que lhe diga que muitos enfermeiros humanos também são simplesmente auxiliares de médicos e nem por isso lhes mudam o nome. Infelizmente num país onde o desemprego está alargado a todas as áreas, as pessoas tendencialmente carregam as suas frustações em situações que não teem lógica. Da mesma maneira vejo tantos enfermeiros que são formados e muitas vezes nem agem como tal. Com todo o direito que tem de vir para aqui manifestar os seus desagrados, aconselho que se distinga na sua profissao e cumpra o seu devido papel de enfermeiro e e verá que terá muito menos tempo e motivação para atacar outros Enfermeiros, quando o seu papel é referente ao bem estar humano, certo? Essa revolta interna talvez seja mais sinal de não realização pessoal do que outra coisa... Cumps.

Ana Costa disse...

Ainda não percebi, meu caro, o porquê de tanta revolta se são profissões tão distintas. E pergunto-me, será que quando deram o nome à profissão do Médico Veterinário os Médicos se revoltaram?Ou se alguém se revoltou?
No fundo somos todos animais, mas eu prefiro mesmo aqueles que caladinhos são mais inteligentes.

Anónimo disse...

rrrrr

Anónimo disse...

nois somos os verdadeiros ENFERMEIROS pois nois cudamos dos nossos duentes por amor vcs so querem dinheiro

Anónimo disse...

nois = ENFERMEIROS VETERINARIOS
VCS = AUXILIARES DE MÉDICOS

Vânia Pérsio dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vânia Pérsio dos Santos disse...

Senhora Enfermeira,
Antes de mais aproveito para lhe dizer que não compreendo o seu problema em relação aos profissionais de Enfermagem Veterinária!
Tenho a certeza absoluta que no séc XIX, os Médicos pensaram exactamente da mesma forma! E permita-me que lhe diga, a Sra Enfermeira fala dessa forma e tem essa opinião tão retrograda porque não teve que lutar pela sua profissão e fazê-la vingar no mundo do trabalho..., já houve quem o fizesse por si, há muitos anos atrás! Com a "papinha toda feita" também nós!
Decerto mantém a sua opinião (visto que já passaram 3 anos desde que escreveu este "texto"), mas não se inquiete e durma descansada, porque nós, Enfermeiros Veterinários, não lhe vamos fazer perder estatuto e respeito pela sua profissão, isso, e lamento informá-la, só a Sra Enfermeira (e os seus colegas) poderá fazê-lo, e diga-se de passagem que está no caminho certo!
Com os melhores cumprimentos
Vânia Santos
Enfermeira Veterinária

Anónimo disse...

Perdoe a minha ignorância, mas um "Enfermeiro de pessoas" não é um Auxiliar de Médico?

Anónimo disse...

Ao fim de 6 anos como Enfermeira veterinária, ao fim de 5 a estudar medicina veterinaria, a única resposta que possa dar a este comentário é que realmente a ignorância das pessoas limita as a um ponto de ficarem manchadas pelo ridículo do primeiro gene ao último do seu ADN. Fui a primeira enfermeira veterinária a sair. Mesmo depois da desilusão de na prática ser tratada como a mulher das limpezas depois de ter investido tanto dinheiro e dedicação, continuo a achar que o enfermeiro veterinário é tão necessário e válido como o Enfermeiro de Medicina Humana. Enfermagem para quem não sabe, quer dizer tratar, usar dos meios fisicos, intelectuais e morais para aplicar tratamentos, para tratar um doente. Está descrita para humanos porque os animais nunca foram seres valorizados, foram sempre consideraos bens materiais porque pessoas como você acham se os donos do mundo e não têm capacidade para se relativizarem e para perceberem que se amanhã morrerem o mundo não acaba. continua. e continua porque todos os outros animais, humanos e plantas que continuam por cá, vão continuar a viver as suas vidas porque você não passa de um ponto irrelevante no mapa mundo, que se se apagar, ninguém vai reparar que falta ali um ponto. Você é uma pessoa inútil e muito poucachinha... devia de se revoltar contra si próprio por se revoltar com coisas deste género e mais nem kero saber porque realmente como pessoa, pelo que demonstrou aki você deve valer tanto como o Adolf Hitler. Vá perder tempo em aprender a ser gente mas não uma gente da sua laia... uma gente que irá dar o exemplo aos seus descendentes de que para além do nosso umbigo os nossos olhos também têm de olhar para os lados e em frente e respeitar tudo o que não compreendemos. Você fala desta maneira mas pior do que os Enfermeiros Veterinários terem este título é haver no mundo tanta gente como você que se os telhados de vidro se quebrassem morriam pois não existiria enfermeiro no mundo, fosse de que espécie fosse, que o conseguisse salvar.

Espero que ao fim de 4 anos a vida lhe tenha finalmente levantado a cabeça.

Unknown disse...

Meu caro acho que você cometeu um erro crasso ao comparar Enfermagem HUMANA, com Enfermagem VETERINARIA. Estamos a falar em areas completamente distinctas.
Concordo no aspecto em que a criação desse curso, que antigamente na minha escola se denominava Tecnologia Veterinaria, pode ser um esquema para chamar mais alunos para financiar os politecnicos. Nao obstante, nao podemos negar que dessas escolas saiem profissionais formados, aptos a assitir os medicos veterinarios em regime de clinica, hospital vet ou exploraçao animal. Um enfermeiro veterinario pode fazer muito mais do que trabalhar nas instituiçoes atras numeradas, como tecnico de qualidade alimentar, em laboratorio(despiste doenças, controlo de farmacos etc.). E para além disto tudo, devemos olhar para os exemplos de paíse anglófonos, tais como, Inglaterra e a Austrália onde o papel de Enfermagem Veterinaria tem grande relevo e concerteza nao sera alvo de escárnio e criticas satiricas de pessoas ignorantes como você.
Sei que este post já tem muitos anos, mas para a próxima procure pesquisar sobre o assunto do qual vai dissertar, é que a meu ver, perdeu tempo numa tarefa inglória e patética.

Anónimo disse...

Cada macaco com o seu enfermeiro...

Anónimo disse...

Eu como animal racional, simplesmente quero ser bem tratado. A todos os profissionais, quer humanos ou animais, adquirem primeiro valor e só depois se permitam a estas lides. Tenho dito.

Animais No Pico disse...

Fico deliciada com estes blogs. Ando aqui a procura de alguma legislacao sobre enfermagem veterinaria e so encontro disto. é de loucos!!!
Primeiro: porque que é que voces, enfermeiros ficam agoniados por existir enfermagem veterinaria? sentem-se minorizados por ambos usarem o termo enfermagem? consideram-se assim tao superiores? epah eu pensava que ambos os cursos eram licenciaturas... e que inclusive tinham a mesma duração...

Se enfermagem so se refere a humanos, a medicina, no dicionario, também so se refere a humanos. Eu sou médica veterinaria, ou digam-me, srs enfermeiros humanos, afinal nao posso ser medica, porque pratico a minha clinica com animais? entao sou que? sapateira veterinaria? já que o termo enfermagem vos faz comichao, o 'medicina' tambem deve fazer.
e já agora, porque é que voces sao enfermeiros e nao auxiliares? porque têm formacao? parabens, os outros também têm!
sabem porque é que as aulas de enfermagem veterinaria sao dadas por medicos veterinarios? talvez porque e um curso recente e precisassem de pessoas com experiência para dar as aulas, daqui a pouco tempo, provavelmente, teram enfermeiros a dar aulas. quando o vosso curso abriu foram logo enfermeiros a dar aulas? ou foram medicos porque ainda nao existiam enfermeiros licenciados??

Anónimo disse...

Para informação de muito ignorantes enfermagem veterinaria ja existe aos anos..façam umas pesquisas antes de criticarem...

JL.o.v.e disse...

VOCE É UM(A) GRANDE IGNORANTE.
ESTA COM MEDO DO QUE? QUE UM DIA NA NOSSA PROFISSAO NOS APETECE IR TRATAR DE PESSOAS? MUITAS PESSOAS QUE EXISTEM NA TERRA, SAO COMO VOCE, IGNORANTES, VIVEM NO SECULO PASSADO E ARMADOS EM ESPERTOS.

QUE EU SAIBA NAO SOMOS NOS QUE NOS ARMAMOS EM BONS, E COMO SOMOS ENFERMEIROS HUMANOS E TAL, SOMOS MUITA INTELIGENTES E FAZEM MAL OU MELHOR, QUEREM TENTAR CURAR ANIMAIS SOZINHOS, AOS QUAIS NAO TÊM SABEDORIA NENHUMA NA VETERINÁRIA.

POR ISSO ACHO QUE VOCES SAO MAIS BURROS E AO SE SENTIREM AMEAÇADOS(UMA COISA QUE NAO TEM CABIMENTO NENHUM) SAO UNS ESTUPIDOS.

APRENDA, UMA COISA NAO TEM NADA A VER COM A OUTRA!!!!! IGNORANTE, VOLTO A REFERIR

NA MEDICINA HUMANA, EXISTEM MEDICOS, ENFERMEIROS, AUXILIARES E UMA DATA DE MERDAS. E QUE EU SAIBA NENHUMA DELAS TEM NADA A VER COM AS OUTRAS.

OU SEJA, VOU EXPLICAR PARA VOCES MUITO BURRINHOS, NOS TEMOS, MEDICOS VET. ENFERMEIROS VET. E AUXILIARES, E OS AUXILIARES NAO TÊM NADA A VER COM OS ENFERMEIROS.

BEM HAJA,
E ABRAM OS OLHOS!!!!!!!!!!

Enfermeira Veterinária ^^ disse...

Estás desempregada minha filha? Essa tua revolta fica-te tão mal que nem imaginas.

É aquele limiar entre ignorância e falta de noção.

És mais uma daquelas pessoas que se queixam que são inferiorizados pelos Médicos, mal pagos, muita carga de trabalho. Ao mesmo tempo que, estás a rebaixar a tua profissão ao achar que existe o direito dos Médicos se repartirem sob a vertente Humana e Veterinária.

É a Enfermagem tão insignificante que não se possa também ela repartir? Será que apenas as pessoas têm o direito de ter cuidados por parte de um Enfermeiro?

É com posts como este que perdes toda a credibilidade que algum dia pudeste apanhar.

Sou Enfermeira Veterinária com muito orgulho e com bastante tristeza minha que a Enfermagem é egoísta o suficiente para não se unir como deve de ser.

É com mentalidades retrógradas e erradas que as coisas não andam para a frente tanto em Enfermagem Humana como em Enfermagem Veterinária. Tenham orgulho no que são e na nossa profissão!

Quando te fores manifestar a favor da tua profissão, pensa muito bem... Estás a esfolar uma parte da Enfermagem, tu e todos aqueles que possuem a mesma opinião absurda que tu.

catarinamgn disse...

Quem dera aos enfermeiros veterinários terem no plano de estudos das universidades onde se formam um curso "criado por veterinários para veterinários". Quando isso acontecer é porque se aproxima o apocalipse meu caro. Por absurdo, (a ver se a gente se entende) é a mesma coisa que dizer que um trolha tem a mesma formação que um engenheiro. Quando isso acontecer este mundo deve estar para acabar..

izabel disse...

É Curioso como a ignorância ainda reina. Noutros países europeus, nomeadamente o Reino Unido, a Enfermagem Veterinária existe há vários anos, os profissionais são respeitados e acreditados. Aqui, os Enfermeiros, ditos de humanos,alguns, claro, acham-se ofendidos. Pura ignorância meus caros...Estes Enfermeiros conhecem a nossa realidade de trabalho? As nossas competências, o que fazemos??? Não, não sabem, pois se assim fosse deixavam de ter medo, de se sentir ameaçados, o que é ridículo. Também nós Enfermeiros veterinários lutamos para sermos reconhecidos como um dia tiveram de fazer vós também..Vejo que o post já tem uns anos, espero que entretanto se tenha feito luz nesta cabeça e em muitas que pensam como esta.

Anónimo disse...

Eh lá! Tanto pseudo enfermeiro com problemas de auto estima. Em que é que vos ofende existir Enfermagem VETERINÁRIA?! Questiono-me.. não somos todos animais? ou vossas excelências, vieram de algum outro planeta por meio de uma nave espacial?! Como já foi dito, enfermagem veterinária existe aos anos noutros países, os profissionais são reconhecidos como tal, respeitados e existem em tudo o que é clínica ou hospital veterinário. Não são superiores nem inferiores a ninguém. Tal como o senhor enfermeiro não se deve achar superior por tratar de seres humanos ou de tratar de animais. Estudamos todos para o mesmo, por vias e conteúdos diferentes, com o mesmo afinco e dedicação, o mesmo esforço e trabalho, para no fundo seguirmos a nossa paixão, quer seja com humanos, quer seja animais.. na minha opinião, the same, apenas com as suas especificidades e diferenças óbvias. Acho que esta questão passa apenas por uma questão de auto estima e destaque pretendido por alguns profissionais que deveriam preocupar-se mais com eles próprios.

Anónimo disse...

Mais grave do que opiniões sem nexo e fundamento, são erros ortográficos - palavras como "têem", " práctica" ou "cientifico", não existem na Língua Portuguesa - mesmo que num blog da treta.