Os Enfermeiros Perioperatórios comemoraram o seu Dia Europeu no passado dia 15. Estes profissionais têm estado organizados e dinamizados pela Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações de Portugal (AESOP). Esta organização que já conta mais de 20 anos tem defendido e difundido a Enfermagem Perioperatória em Portugal. É um bom exemplo de organização pois tem publicações periódicas, promove formação aos Enfermeiros, interage com organizações congéneres estrangeiras e tem também um concurso para um prémio anual na área perioperatória.
Na última edição do Jornal Expresso tiveram uma notícia de destaque no suplemento Emprego. Nesta notícia fica evidente a denuncia da falta de condições de trabalho e da segurança nos blocos operatórios em Portugal. Também vem explicito a eterna questão da falta de Enfermeiros na área, cerca de 2 mil a nível nacional, mas não me parece que as administrações façam alguma alteração nas equipas!
Têm tentado, desde há 20 anos, especializar a sua actuação e criar uma nova especialidade na Enfermagem Portuguesa, como já existe noutros países europeus. Parece que a Ordem dos Enfermeiros já está a avaliar a questão mas só promete decisões para daqui a 2 anos, altura em que talvez fique resolvido de vez, o novo modelo da certificação de competências de especialidades em Enfermagem.
Parabéns e continuem o bom trabalho!
FOTO: Jornal Expresso
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Especialidades e mais especialidades... para quando a carreira de enfermagem? para quando a definição das especialidades? Para quando uma ordem e sindicatos, que defendam os nossos interesses...
Uma vez que a certificação de competências está a ser tão demorada parece-me um bom caminho este tipo de associações de enfermeiros, em que no seu seio se podem elaborar propostas de especialidades e poupar tempo e trabalho à Ordem(apesar de este ser o seu trabalho). Formar estas associações é também uma forma de exercer a nosso civismo enquanto enfermeiros.
AESOP???? Bom trabalho???? Onde???? Estive com eles um ano e o dinheiro das cotas servia apenas para levar as sras da direcçao de passeio em passeio, quando surgia algum congresso ou fomação era para as próprias e nao para os profissionais de bloco operatório. A revista periodica sobrevive graças aos trabalhos de alguns profissionais na area, a aesop propriamente dita nao se dedica à investigaçao e prega as mesmas boas praticas de ha anos (a condizer com o tempo ha que desempenham o cargo la dentro). Têm conhecimento de diversas situaçoes ilegais que se passam nos blocos operatorios e nada fazem, em conivencia com a OE. Rapidamente percebi que o objectivo nao era fazer algo pela enfermagem perioperatoria em portugal e devo dizer que já vi muitos enfermeiros motivados e dedicados, com menos tempo de exercicio profissional a terem mais influencia na enfermagem perioperatoria do que esta misera associação.
Enviar um comentário