sábado, 31 de maio de 2008

A DESGRAÇA NÃO TEM FIM...


O barco continua sem rumo certo! Quando vi a que horas o SEP organizou a concentração do dia 5 de Junho, nem quis acreditar! Às 10h30 da manhã ?!
Caríssimos colegas, que visibilidade terá uma concentração a estas horas da manhã, durante um dia de semana, quando a maioria dos Enfermeiros estão a trabalhar (tanto os dos turnos da manhã e os dos Centros de Saúde) e após a hora de ponta da manhã? Sabem? NUNHUMA VISIBILIDADE!!

Vindo do SEP só podia...! Será que foi por causa da Ministra os ter chamado e engodado com a história de que finalmente as negociações vão-se iniciar? Não me parece! Parece-me que o verdadeiro motivo é que nesse dia à tarde vai haver uma manife da CGTP cheia de bandeirolas vermelhas, foices e martelos!!
Mas esperem... eles investiram imenso nesta acção, até dão transporte!! Vêm colegas de todo o país! Tretas!! Alguém "bem informado" disse-me que se fosse num fim-de-semana ninguém viria pois estariam em casa a cuidar da família ou a descansar! BOLAS!! Será que sim?? Seremos assim tão passivos? Não digo que possamos juntar 80 mil como os professores (não somos tantos), mas pelo menos uns quantos mil. Nem que viesse a família atrás, que também sofre com a degradação da nossa classe profissional...!

Esta foi a forma como o SEP decidiu dar visibilidade a uma causa vital para nós que se chama CARREIRA. Já algum de vocês ouviu algum telejornal ou imprensa escrita a falar sobre esta concentração? Se souberem avisem-me pois nem em rodapé vi ou li qualquer notícia. Quando foi a dos professores, 2 semanas antes já se ouvia em todas as televisões. E nós? Será que não temos poder suficiente para estourar com esta inércia? Será que o SEP não se descola da CGTP??

Tenho pena em dizer-vos, mas nesse próximo dia 5 se formos 100 já me espantarei. Eu estarei lá! Vou estar a gritar com todos os meus pulmões, mas por dentro... vou estar a chorar de raiva.

8 comentários:

oncare disse...

Caros colegas!
Sao nestes aspectos que os enfermeir@s pecam, ou seja, a desuniao total!E sabe porque? Porque nao ha apenas um Sindicato dos Enfermeiros...
http://www.oncare.blogspot.com

Anónimo disse...

Colega tem toda a razão estarei a fazer manhã mas estou consigo... é uma pena mas estamos assim a enfermagem está a cuidados paliativos...

Anónimo disse...

Pela informação que tenho, o SEP é o único sindicato que tem feito alguma pressão para que a carreira venha a ser alterada. Li noutros blogues que tem entregue uma proposta desde 2005 e fizeram manifestações e até mesmo greves para que se iniciassem as negociações. Foi pelas mudanças sucessivas de governos e agora por o Sócrates ter decidido fazer a reforma de toda a administração pública que não se iniciou ainda a discussão com o ministério.
Mas não me lembro de ouvir ou mesmo ver na imprensa escrita ou nos telejornais alguma notícia sobre os que qualquer dos outros sindicatos fizeram para esta ou outra matéria importante para os enfermeiros, ou mesmo tomar posição sobre as alterações dos serviços de saúde.
E pelo que sei o SEP defende que esta carreira se venha a aplicar a todos os enfermeiros que trabalhem nas instituições do SNS, ex funcionários públicos e contratados, coisa que não se sabe se os outros sindicatos defendem. Aliás não se sabe sequer quaís as propostas de carreira do SEN e do SEC. Disseram-me até que defendem o aumento do horário para 40 horas. Enfim, acho que temos que confiar na organização que nos representa para que se consiga o melhor resultado e se consideram que esta é a melhor forma de expressarmos o nosso descontentamento, é porque foi ponderada esta e outras formas de expressão, e chegaram à conclusão que esta é a melhor, nesta fase. Devemos dar o nosso apoio e não estarmos a causar divisões.

Anónimo disse...

FORAM 10 VEZES 100. DEVE TER FICADO MESMO MUITO ESPANTADO.

Anónimo disse...

Ficou tão espantado que nem um post escreveu sobre isto. Aliás convém dizer que este enfermeiro não esteve presente. Eu sei quem ele é e não o vi por lá.

É assim, fala-se, fala-se, fala-se mas quando se faz alguma coisa diz-se aos outros para participarem.

É a vida...

Dos fracos não reza nem nunca rezará a história.

Anónimo disse...

Já agora amigo...

Os enfermeiros nesse dia foram notícia de abertura no telejornais da tarde.

Se quiser posso mandar-lhe o link para que veja com os seus próprios olhos e não pense que estou a atirar-lhe areia para os olhos.

A REVOLTA disse...

Caro Paulo Girão,
Não me conhece de certeza pois os meus amigos tratam-me por TU. Este Blog não é a minha vida..e a minha vida não depende dele.

Os cerca de 1000 que lá estavam foram significativos. Há muito que não se viam tantos. Mas será que se fosse organizado num dia e numa hora onde poderiam estar muitos mais de nós, não seria melhor? Eu digo-lhe porquê: os 800 e tal que vieram fora de Lisboa tinham que aproveitar a boleia dos autocarros alugados pela CGTP! Da grande Lisboa foram os restantes. Acha que se tivesse sido organizado num fim-de-semana não viram mais, e com a família atrás para aumentar o Nº? Ou se fosse ao final da tarde não seriam mais? Os turnos da manhã são os que têm mais elementos e depois os colegas dos centro de saúde trabalham geralmente durante o dia. Acha que foi bem organizado?

O que o SEP fez foi aproveitar a boleia da CGTP e fazer uma concentração rápida, dar umas entrevistas, para depois ir a correr almoçar, pois de tarde não podiam perder o autocarro de volta para casa. E sabe porque sei? Porque estive lá já depois da manhã (sem a Tshirt do SEP é claro!)e já estava tudo praticamente acabado. Por um lado fiquei espantado, porque já há muito que não se viam tantos Enfermeiro por uma causa juntos, mas por outro achei que se podia fazer as coisas de forma a que não ficássemos diluidos no meio da manife da CGTP.

Não tenho prazer em falar mal do SEP, assim como da Ordem mas por vezes parece que andam devagar, devagarinho..

Anónimo disse...

esta gente, nunca está satisfeita.