sábado, 4 de outubro de 2008

PEDE-SE CONDENAÇÃO FIRME !!


Ontem descobri que afinal os Enfermeiros que andam a ministrar os cursos de injectáveis para farmacêuticos não se escondem tanto assim. A nossa Ordem emitiu esta semana um comunicado à população a alertar os riscos que correm ao fazerem as vacinas na farmácia.

Basta ir à página na net da DGS para verificar quais as normas que são exigidas aos Centros de Saúde e respectivas salas de vacinação, para poderem vacinar.

Vocês acreditam que as farmácias as cumprem?? CLARO QUE NÃO!!

Sabem o que acontece a um Enfermeiro que administre uma vacina no Centro de Saúde sem o respectivo material de suporte AVANÇADO DE VIDA (não o básico como dão nesses cursos) e por azar houver uma reacção anafilática?? LEVA UM PROCESSO DISCIPLINAR POR NÃO TER ASSEGURADO AS CONDIÇÕES EXIGIDAS!!

Pois bem, o que me leva a escrever este post hoje é o descaramento de alguns nossos colegas Professores universitários estarem a orientar cursos para farmacêuticos. Vejam este caso:
Este anúncio está no site da Ordem dos Farmacêuticos e refere-se um destes cursos na Universidade Egas Moniz. Agora vejam quem são as Sras. Prof. Doutoras Enfermeiras e Mestres que dão o curso!! - Link

Deixo um apelo a todos os colega que copiem o PDF e enviem para a Ordem dos Enfermeiros para que se faça a devida justiça que a bastonária tanto apregoa!

Vamos ver se algo acontece a estas Enfermeiras que tanto sabem da nossa profissão e que a troco de dinheiro e ambição pessoal, prejudicam a nossa área de intervenção.

Será que a palavra da nossa Bastonária não vale nada...??
Ficará
a justiça em saco roto?

Enviaram um email para a REVOLTA a denunciar que no Centro de Saúde de Torres Vedras há uma Enfermeira generalista a dar também estes cursos a farmacêuticos, com a agravante de que as chefias têm conhecimento e nada fizeram!!

ENQUANTO HOUVER ATITUDES DESTAS ENTRE OS ENFERMEIROS, A ENFERMAGEM PORTUGUESA ARRISCA-SE A DESAPARECER!!

Já existe uma licenciatura em Geriatria num Politécnico do Interior que ensinam a dar injecções e a algaliar! Foi falado no Blog do Dr Enfº. É assim que matamos a Enfermagem aos pouco...

5 comentários:

Vitor A. disse...

Só se pode dizer uma coisa:

Mais um par de "Cangalheiras" para ajudar a enterrar a nossa Classe.

Uma sugestão mude a imagem para um par de enfermeiras a pregrarem um caixão e a martelar uma pedra onde se devia ler. RIP - aqui jaz uma outrora classe profissional digna, respeitada e agora atraiçoada por alguns dos seus.

Anónimo disse...

"Sabem o que acontece a um Enfermeiro que administre uma vacina no Centro de Saúde sem o respectivo material de suporte AVANÇADO DE VIDA"

Caro amigo, no meu não tem material para suporte avançado de vida...

Diga-me um que tenha...

Anónimo disse...

é incrivel ver como alguns enfermeiros podem ser tão cegos que se preocupem com algo que apenas vem dar resposta ao cumprimento da legislação.
Os farmacêuticos sempre deram injecções apesar de não estar legislado. Informem-se na provincia e verão quem as dá. Contudo, não se preocupam quando os enfermeiros recusam prestar os cuidados de higiene aos acamados dos hospitais e chutam tais tarefas para os AAM, por não as acharem "dignas" ou a administração de alimentação aos idosos e acamados. Se formos a uma enfermaria às 15 horas, encontramos as tigelas de sopa frias em cima das mesas de cabeceira à espera que alguma AAM faça o favor de as dar aos doentes...mas essas tarefas também não são dignificantes...
administrar injecções isso sim é importante para os enfermeiros e por isso se encetam lutas tão ferozmente.
Quem está a destruir a enfermagem, serão estas enfermeiras ou serão todos os outros enfermeiros que por aí andam e cometem diariamente atrocidades contra a sua própria profissão?

É incrivel ver como já Florence Nightingale em 1860 tinha uma noção mais concreta do que é ser enfermeiro do que hoje em que os enfermeiros já são doutores, mas continuam tão desorientados à procura da sua identidade enquanto profissão.

Trabalhem Senhores Enfermeiros em vez de se meterem em lutas que em nada dignificam a vossa profissão.

Bom trabalho!!!!!

Anónimo disse...

Que raio de comentário, o anterior...
Há gente ignorante, não há?!!

Administrador disse...

"Sabem o que acontece a um Enfermeiro que administre uma vacina no Centro de Saúde sem o respectivo material de suporte AVANÇADO DE VIDA"

Meu caro, material de suporte avançado de vida não é APENAS um desfibrilhador. Aliás, a base do suporte avançado de vida são,especificamente,médico e enfermeiro...

Concordo plenamente com a necessidade de punir as enfermeiras em causa. Não se esqueça no entanto que o ensino de enfermagem não é regulamentado pela OE, assim, as enfermeiras em causa podem nem ser membros activos da OE. O que as torna inimputáveis aos olhos da Ordem. Mas não as torna inimputáveis em termos legais. Desta forma espera-se actuação. Actuação firme e exemplar.
Convido-o a visitar:

http://sala-de-enfermagem.blogspot.com/2008/10/bonis-nocet-qui-malis-parcet.html

e ainda,

http://sala-de-enfermagem.blogspot.com/2008/10/plurima-praestat-amor-sed-sacra-pecunia.html