terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Enfermagem para Farmacêuticos ?

Tal como denunciado por outros Blogs de Enfermeiros, alguns atentados à independência de competências da Enfermagem estão a ocorrer.

A última grande ocorrência está a ser divulgada e organizada pela
COOPROFAR (Cooperativa dos proprietários de farmácias). Esta Cooperativa propõe-se a ministrar cursos a farmacêuticos, e possivelmente a técn. auxil. farmácia, de 8h. O curso é intitulado "Gestos Básicos de Enfermagem", cujo os conteúdos do curso são entre outros:

- Administração de primeiros socorros.
- Exame da vitima,
-Alterações cardio-respiratórias,
- Administração de medicamentos,
- Métodos e vias de administração de medicamentos,
- Administração de vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação
(respeitarão as normativas técnicas exigidas pela DGS, em caso de anafilaxia? E como actuar em caso desta ocorrer?),

- Gestos de Enfermagem (o que será isto??) aplicados a programas de Cuidados Farmacêuticos

Penso que o âmbito do curso invade sem dúvida competências dos Enfermeiros, nomeadamente vias e administração de fármacos (incluem IM e IV ?) e administração de Vacinas.

Como Enfermeiros temos que pôr finalmente um travão a estas ameaças constantes às nossas competências. Se assim não for qualquer dia a Enfermagem deixa de existir e somos substituidos dos técnicos de "ocasião".

Espero que a Ordem dos Enfermeiros não permita tamanha afronta às nossas competências! Se as farmácias querem ter técnicos para administrar IM/ IV ou vacinas que contratem Enfermeiros. Há muitos no desemprego.

A REVOLTA TEM QUE ACONTECER!!

9 comentários:

Anónimo disse...

Afinal os farmacêuticos querem ser enfermeiros.

Anónimo disse...

Caro colega

No final do mandato anterior a Ordem dos Enfermeiros permitiu que isso acontecesse porque teve conhecimento das intenções do Ministério da Saúde e permitiu que mesmo assim este avançasse com as suas intenções. A Ordem dos Enfermeiros dormiu sobre o asunto, como sempre.
Os Farmacêuticos entenderam conjuntamente com o Governo abordar áreas de intervenção diferentes e uma delas foi ser-lhes permitido executarem técnocas e actividades que até agora só aos Enfermeiros competia - lembre-se da autorização para poderem vacinar nas farmácias, para avaliar Sinais Vitais, para pequenos cuidados a tratamento de feridas, etc, etc... O diploma está aí para quem o quiser ler.
Não podemos pois atirar a culpa para os farmacêuticos porque se o fazem é porque a lei o permite. Com autorização da Ordem dos Enfermeiros.
Cumprimentos

Anónimo disse...

E os médicos querem ser farmacêuticos, e os enfermeiros também... Ah, e já agora os engenheiros, os advogados, os economistas, os gestores, os construtores civis... Enfim, todas a gente que acha que percebe de tudo e que a saúde é um negócio. O governo fez as leis, e nós farmacêuticos, já que todos querem ter a nossa profissão, também queremos ter as vossas: queremos ser enfermeiros, gestores, médicos.....

Enfermagem XXI disse...

Desculpem mas, nós enfermeiros não devemos continuar a chorar e a lamentar o que já faz parte da realidade!
Se os técnicos de farmácia vão ter formação para dar umas injecções e fazer pensos, o que nós Enfermeiros deveriamos propor era ter uma formação para podermos ser responsáveis técnicos de Parafarmácias por exemplo!...

Não concordam???...

Anónimo disse...

enfermeiros estão habilitados a ter uma farmácia??? não??? porquê??? entao e os farmamceuticos podem fazer cuidados se enfermagem??? sim??? porquê???

Anónimo disse...

MAS ENFERMEIRO É MUITO CHATO CARA!
GENTE SÓ FAZ O BASICO TODO MUNDO SABE DA IMPORT^NACIA DE VCS EM HOSPITAL POR EXEMPLO..
MAS VCS PRECISAM DE MUITA QUIMICA PARA TOMAS CONTA DE UMA FARMACIA POR EXEMPLO..
FARMACEUTICO NNENHUM QUER SER ENFERMEIRO SE FOSSE FARIAM ENFERMAGEM....

Anónimo disse...

So se o farmaceutico for muito mole ,, pra deixar de ficar sentado em uma farmácia para ser escravo de médico ( enfermeiro ) ,, farmaceutico nao faz nada ,, so preenche a lista de medicamentos ,, orienta alguns pacientes e assina ,, e o enfermeiro ?? Nao da conta nem das aplicaçoes de medicamentos e querendo a moleza dos farmaceuticos ,, queta .. Farmaceutico é so na moleza

Enfermeiro so na escravidao
medico nao faz nada e sobra pra quem ? RSRS pro farmaceutico que nao é

Rodrigo disse...

Em vez de brigar por um motivo pequeno como esse, os enfermeiros deviam era se unir aos farmaceuticos para lutar por uma saúde melhor. Esses topicos são basicos do basico, não ameaçando em nada a carreira de enfermeiros.
Profições da saúde devem ser holisticas e coperativas, além dos farmaceuticos serem os responsaveis por o médicamento des da fabricação até a administração. Brigar por motivo pequeno como esse é reconhecer a falta de conhecimento e suas funções restritas.

Sou futuro farmaceutico e me assustei com os comentarios, pois mostram quem os enfermeiros não sabem a verdadeira função do farmaceutico algo que ajudaria muito a eles a cobrarem dos mesmo se esses não estivessem a exercendo corretamente.

Ps: A area da saúde não é para os profissionais, mas para tratar bem os paciente de maneira de qualidade e completa e isso só se consegue com os 3 pilares da saúde trabalhando em conjuto o que não ocorre nos dias de hoje.

Anónimo disse...

Boa noite me chamo Thiago

Aff a igrnorância de certas pessoas me irritam!! sim enfermeiro pode ser dono de farmácia!! desde que ele coloque um farmacêutico RESPONSÁVEL!
E o outro que diz que farmacêutico num faz nda hauiahia !! se vc administra medicamento controlado, saiba que antes dele chegar na sua mão ou na de quem for, ele passou por um farmacêutico!! ONDE TEM MEDICAMENTO TEM QUE TER FARMACÊUTICO!! AO INVÉS DE BRIGAR POR BANALIDADES, faça a sua profissão ser VALORIZADA!! OBS sou téc em enfermagem e graças a deus vou dar baixa no meu COREN após me formar em farmácia, pois é ridículo as banalidades e falta de reconhecimento da enfermagemm!!