Ilustres amigos, esta semana foi um corropiu! Ora a Antena 1 esquece-se dos Enfermeiros, ora a nossa Bastonária tem direito a tempo de antena, no horário nobre da SIC, finalmente, ora o SEP dá conferências de imprensas. Até fiquei tonto com tanto protagonismo!
Mas fiquei ainda mais tonto quando ouvi o SEP dizer em alto e bom som: "(...)Os Enfermeiro não têm competências para urgências ou emergências(...) não têm traquejo(...)". Meus amigos, que os Enfermeiros de alguns Centros de Saúde que trabalham no seu dia-a-dia em Cuidados de saúde Primários não tenham a experiência necessária em situações de emergência é uma coisa, agora que não têm competências é outra! Todos nós estagiámos em serviços de urgência durante o curso e de uma forma ou outra sabemos como actuar numa situação mais "bicuda". Talvez o que a iluminada da Enfª Guadalupe Simões queria dizer era que os serviços dos Centros de Saúde para onde canalizaram as urgências, não têm equipas treinadas para abarcar tais objectivos. Os Enfermeiros TÊM COMPETÊNCIA mas falta-lhes formação específica e treino. Duvido seriamente que qualquer dos sindicatos de médicos ou a própria Ordem dos Médicos anunciasse que " os médico não têm competências para isto ou aquilo..." Iriam exigir que fossem fazer formação específica e depois iram pedir compensações remoneratórias.
A notícia saiu na imprensa escrita no "Correio da Manhã" e até no "Metro". Passou na RTP 1 e na RTP2 (ainda hoje de manhã). Considero que foi um grave erro de estratégia pois se queriam passar a ideia de que o governo está a diminuir a qualidade dos cuidados, poupando dinheiro à custa do encerramento de serviços nocturnos e que os Enfermeiros denunciam riscos para a saúde dos utente, o que conseguiram passar foi um atestado de incompetência os Enfermeiro dos Cuidados de Saúde Primários. Ainda para mais que estão prestes de sofrer a maior reestruturação dos serviços nos últimos 30 anos, perdendo poder decisional e de gestão, claro! O que os media exploraram foi a incompetência e não a denúncia.
Aquilo que o SEP conseguiu foi UMA GANDA BOLADA na imagem dos Enfermeiros!!
sábado, 19 de janeiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Caro "amigo", não podia estar mais de acordo com o que disse! Sendo eu de muito perto do local em questão (peso da Régua), e trabalhando num Centro de Saúde da sub-região (de Vila Real); posso dizer-lh que grande parte dos enfermeiros dos C.S. já fizeram o RTUS ( Reanimação e Trauma para Unidades de Saúde)ministrado pelo INEM. O que foi dito pelo SEP foi infeliz e impreciso!!
Pois todos teem razão se é verdade que o nosso quadro profissional emgloba essas competencias e que o SEP devia ser um bocadinho menos impreciso nos comentários que faz tambem não é menos verdade que grande parte dos centros de saude continuam a ter maioritariamente enfermeiras com o 6º ano de escolaridade e curso de equiparação. "... à pois e tal mas elas teem 20 e tal ou 30 anos de experiencia..." pois pois mas anatomia fisiologia, patologia e outros conhecimentos teóricos naquelas cabeças é apenas uma miragem, mudam fraldas em 5 segundos nos cuidados continuados, fazem ligaduras mais bonitas que o tahs mahal mas operacionalidade em emergencias verdadeiras... Poupem-me. Tambem trabalho num CS sempre trabalhei em CS, e tb tenho formação na area de emergencia. nas cidades admito que voçes tenham razão mas se sairem dos centros urbanos livrem-se de ter problemas de saude.
Enviar um comentário