Boas festas a todos os leitores. Esperemos que 2009 traga algo de bom para a Enfermagem portuguesa e para todos nós.Continuem a visitar o blog e lembrem-se: A REVOLTA NUNCA DORME!!
« FELIZ 2009 »
Este Blog aparece como um Grito Primal. É um escape pessoal que demonstra a minha revolta interna face ao abismo que a Enfermagem portuguesa está a rumar. Este blog é de todos os que acreditam na revolta!!
Para meu espanto, na passada 6ª feira, ouvi um comentário numa entrevista na TSF, pelo ilustre Socialista Sr Dr Almeida Santos, ex-Presidente da Assembleia da República, referente ao facto dos Deputados terem faltado em massa na 6ª feira antes do fim-de-semana prolongado:


INACREDITÁVEL !!

Fomos muitos a fazer barulho. Era-mos quase 1400 mas mesmo assim poderíamos ter sido muitos mais. Só do Porto era cerca de 400.

Há algum tempo que não se viam todos os sindicatos de Enfermagem juntos à mesma mesa. Agora estão todos juntos pela mesma causa: A NOSSA CARREIRA. (Embora a questão dos vínculos precários também seja de grande importância)
Já quase há um mês que não colocava um post. Já estava com saudades.

Desta vez estive lá a horas !! (não fosse fechar mais cedo para o piquenique do Parque Eduardo VII..!)
Dia de luto para a nossa Justiça o de dia 11.


22 MIL Enfermeiros Dinamarqueses no passado dia 16 Abril sairam à rua para pedirem 15% de aumento salarial. Outros 13 MIL asseguraram os cuidados mínimos.
O Dr. Luís Pisco, o Guru criador das USFs., Sr. Coordenador da Missão dos Cuidados de Saúde Primários, Guru que reestruturou a organização dos Centro de Saúde, declarou publicamente, no Jornal Público de 06.04.08 que, passo a citar:"Infelizmente, os centros de saúde não têm estado organizados da melhor maneira(..) há falta de médicos de família e que temos de resolver isso, porque há um número significativo de pessoas que não tem médico de família". BRAVO !! Chora que os coitados dos médico tiveram que aumentar as listas de utentes de 1500 para 1800.
Finalmente poderá haver alguma esperança face ao exponencial número de Escolas Superiores de Enfermagem e seus irresponsáveis números de admissões. No site da Ordem dos Enfermeiros está anunciada uma audiência com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superor no próximo dia 24 de março.
Com a reestruturação das urgências instituídas pelo nosso governo e consequentes encerramentos de Blocos de Parto em alguns Hospitais, os partos assistidos por bombeiros têm aumentado.
80.000... Profes!! É um exemplo de união. Embora tenha havido alguma tentativa de manipulação por parte de alguns partidos, esta massa foi brutal! Uma manife desta dimensão, de uma só classe profissional. PARABÉNS Srs Professores! Todos os Telejornais da noite falaram exclusivamente os primeiros 30 min. Isso é um tempo de antena que os Enfermeiros nunca irão conseguir...infelizmente... pois somos passivos demais. Temos sindicatos passivos demais, somos permissíveis demais.

Caros colegas, este é o lema dos nossos administradores hospitalares, governantes, mas tristemente, parece também ser a atitude do SEP e da nossa Ordem!
Os Enfermeiros Perioperatórios comemoraram o seu Dia Europeu no passado dia 15. Estes profissionais têm estado organizados e dinamizados pela Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações de Portugal (AESOP). Esta organização que já conta mais de 20 anos tem defendido e difundido a Enfermagem Perioperatória em Portugal. É um bom exemplo de organização pois tem publicações periódicas, promove formação aos Enfermeiros, interage com organizações congéneres estrangeiras e tem também um concurso para um prémio anual na área perioperatória.
O Coronel Abílio Gomes é o novo Presidente no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
